Atenas
Procedimento Prático Para Reparar Fontes de PC
Elementos necessários:
1.- Multímetro de preferência digital.
2.- Transformador isolador 1:1 (220V-220V ou 110V-110V ou ainda de relação2:1ou seja de 220-110V, ou de 1-2: 110-220V)
3.- Lâmpada série de 60W a 100w.
4.- Ferro de Soldar de 30w.
5.- solda e demais componentes para facilitar o dessoldar e soldar.
1.- Se o fusível estiver queimado, antes de trocá-lo por outro recomenda-se medir os diodos ou a ponte rectificadora. Os diodos conduzem corrente em 1 só sentido. Se conduzirem nos dois sentidos da ponta de prova do ohmímetro significa que estão queimados (curto) e precisam ser trocados por tipos iguais ou de maior capacidade.
Nunca se deve soldar um arame no lugar do fusível.
2.- Continuamos dessoldando e medindo os transístores de comutação de entrada de linha.
A maioria são do tipo NPN, ao medi-los devemos recordar que as junções base-coletor e base-emissor devem conduzir em 1 só sentido, se indicarem resistência baixa devem ser substituídos.
3.- Verificar se os condensadores electrolíticos do filtro não estão defeituosos. Visualmente podemos verificar se não estão estufados ou com líquidos derramados, com um ohmímetro verificamos se estão em curto.
4.- Existem 4 resistências associados aos transístores de potência que podem deteriorar-se, especialmente se os transístores entrarem em curto. Os valores variam conforme a marca da fonte, porém 2 deles se ligam nas bases dos mesmos e estão em torno de 330k Ohms, já outros possuem valores de aproximadamente 2,2 Ohms e se ligam nos emissores dos transístores.
5.- O "arranque" da fonte obtêm-se por um condensador do tipo poliéster em série com o transformador de entrada e uma resistência de aproximadamente 10 Ohms. Se uns destes componentes abrirem a fonte não "arranca".
6.- ATENÇÃO:
No momento de provar a fonte, já que esta funciona directamente com tensão da rede, é recomendado