topografia
O principal objetivo da Topografia é representar graficamente, por meio de plantas dos levantamentos topográficos, todas as características de uma determinada área, como o relevo, as curvas de nível, sua área, os pontos cotados, a orientação com o norte magnético, as suas coordenadas geográficas, entre outros aspectos que podem ser representados.
Em relação aos equipamentos topográficos de última geração, o mais utilizado é a Estação Total, pois permite que os dados coletados durante o trabalho de campo, fiquem todos armazenados e em seguida descarregados no computador. Além disso, este equipamento permite que o contrário também seja feito, ou seja, que as coordenadas sejam gravadas na estação total para serem materializadas no campo, quando necessária fazer uma locação de obra. Alguns equipamentos e algumas funções da estação total foram vistas durante a aula prática.
Equipamentos e funções
A Seguir imagens de alguns equipamentos utilizados, e uma breve explicação da sua utilização.
Imagem 1 – Tripé da estação total. Imagem 2 – Tripé para prisma.
Imagem 3 – Prisma Imagem 4 – Estação Total
Os primeiros passos para o trabalho em campo
O tripé de apoio para a estação total, deve ser colocado sobre o ponto desejado, que deve estar fixo no chão, seja por meio de piquete com um prego, ou um parafuso no concreto, enfim, esse ponto deve estar fixo. O operador regula o tripé conforme sua altura e de preferência força um dos pés contra o chão para dar mais estabilidade ao tripé.
Em seguida a estação total deve ser colocada sobre o tripé, embaixo dele, tem-se um parafuso, que deve ser fixado embaixo da estação total. Em seguida inicia-se a calagem do equipamento.
A Imagem 5, mostra os nomes de partes importantes da estação total.
A primeira etapa ser feita é visualizar, pelo prumo óptico a localização do ponto, o prego do piquete ou o