Farmaceutico
1. Objetivo
Este procedimento visa estabelecer a rotina de verificação de pressão arterial na Drogaria com o intuito de acompanhar a evolução do tratamento do paciente, não só com relação a medicamentos para a regulação da pressão arterial, mas também para o coração e possíveis incompatibilidades entre medicamentos diversos. É portanto, uma ferramenta valiosa que ajuda a garantir o sucesso do tratamento farmacológico.
2. Frequência
A verificação da pressão arterial deverá ser feita sempre que solicitado pelo cliente, ou mesmo quando o funcionário achar conveniente. Todos os funcionários devidamente treinados pelo responsável técnico estão habilitados a realizar este procedimento.
3. Materiais Necessários
- Apoio para o braço
- Cadeira
- Aparelho para medição da pressão arterial (esfignomanômetro), composto por manguito, pêra com válvula, manômetro (estes três devidamente acoplados) e estetoscópio, todos aferidos anualmente pelo IPENEM ou INMETRO.
4. Procedimentos
Pedir ao cliente que entre na sala de aplicação de injetáveis e sente-se na cadeira colocando um dos braços estendido sobre o apoio. Coloca-se então o manguito em volta do braço, na região do bíceps, aproximadamente 2 dedos acima da dobra do cotovelo e o estetoscópio na parte interna do braço, na altura da dobra do cotovelo, com a outra extremidade no ouvido do funcionário que está realizando o procedimento. Fecha-se a válvula localizada na pêra e insufla-se o manguito a aproximadamente 200 mmHg. Soltando lentamente a válvula, ausculta-se a pressão arterial. Caso a primeira batida dê muito próxima a 200 mmHg, insufla-se o manguito acima deste valor e repete-se o processo anterior (soltar lentamente a válvula). Deve-se marcar mentalmente o valor no manômetro coincidente com a primeira e a última batida auscultada, equivalentes à