Administração
DISCIPLINA: COMÉRCIO EXTERIOR
Prof.: Charles Oliveira Magalhães
Criação
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico do América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A aprovação da entrada da Venezuela está na dependência de aprovação do Congresso Nacional do Paraguai, pois os congressos nacionais do Brasil, Argentina e Uruguai já aprovaram a entrada da Venezuela no MERCOSUL.
Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao MERCOSUL.
Rumos e apontamentos sobre o país no MERCOSUL
1. Introdução
Como é possível observar nos principais meios de comunicação do Brasil a respeito das notícias do mundo, a Venezuela hoje se mostra um país muito polêmico, com um governo que apresenta peculiaridades e, evidentemente, não tem o mesmo comportamento dos demais. Nesse ponto, sobretudo ao comparar a Venezuela com os países que seguem a linha do neoliberalismo capitalista, considera-se muito influente para isso, o governo atual do presidente Hugo Chávez. Levando em conta esses traços do perfil político Venezuelano, a proposta de analisar a Venezuela dentro do mercado comum do sul é desafiadora e gera uma série de questionamentos e discussões.
O grupo entende que, para que o atual comportamento do país no bloco seja compreendido, é necessário que se obtenha dados sobre os precedentes da entrada da Venezuela no MERCOSUL (entrada essa que foi efetivada recentemente). Além disso, também se entende como necessária a elaboração de um texto