Nuvens
Em sua definição simples, computação nas nuvens, seria basicamente usar memória, processamento e armazenamento através da internet, sendo que este serviço pode ser acessado de um computador, em qualquer hora e lugar, conectando-se remotamente.
Muitas empresas de pequeno e médio porte estão usando esta solução para alguns de seus serviços ou até para todos eles, como citado exemplos no artigo Ritmo Acelerado, proposto em sala de aula.
Suas vantagens são muito grandes em relação ao custo benefício, quando se fala em compra de ativos de rede para suportar um determinado serviço, além do número de profissionais na área de TI responsáveis pela rede. Na computação nas nuvens, não há necessidade de instalação de softwares, pois para conexão apenas necessita-se de um computador com acesso a internet e o mínimo de requisito de hardware, reduzindo consideravelmente a manutenção da infraestrutura. Outro ponto positivo é o compartilhamento dos arquivos, pois os mesmo estão concentrados em apenas um lugar.
Um aspecto redundante do clound computing, é pensar que com ela consome-se menos energia e espaço físico e contribuindo assim para a economia de recursos naturais, no entanto, com o crescimento da procura por este serviço, os datacenters das empresas prestadoras de computação nas nuvens irão crescer, o que torna essa vantagem um ponto a ser analisado.
Conclui-se então que as vantagens do uso de nuvens, seja para empresas de pequeno a grande porte possuem várias vantagens, mas estas devem ser analisadas detalhadamente para concluir se há necessidade de terceirizar determinados serviços de sua