Nuvens
1. INTRODUÇÃO
As nuvens são das principais responsáveis pela existência de importantes fenômenos climáticos e meteorológicos que sustentam a vida na terra. Sem elas, não existiriam elementos essenciais como a chuva, a neve, trovões e relâmpagos, arco-íris ou halos, além disto, elas ajudam a manter a temperatura da Terra dentro de uma faixa habitável.
As previsões do tempo que existem hoje, só são possíveis devido ao monitoramento das nuvens. Dentre os componentes da atmosfera, a cobertura de nuvens é o principal agente nos processos de absorção e espalhamento da luz solar que incide sobre a Terra, seguido pelos gases e pelos aerossóis.
Devido a isso, informações continuas sobre a cobertura de nuvens são de grande importância e auxiliam na compreensão de várias questões ainda em aberto em diversas áreas das ciências atmosféricas e meio ambiente.
2. O É NUVEM?
Nuvem é um aglomerado de partículas diminutas de água (oriunda da evaporação da água na superfície do planeta) ou gelo, ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que encontram-se em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenômenos atmosféricos.
Elas são formadas a partir da evaporação da água de rios, mares, lagos, piscinas e até mesmo do corpo humano (através da transpiração). Quando ficam muito carregadas de água e atingem altitudes elevadas, diminuindo assim a temperatura, ocorrem as chuvas. São visíveis e podem ter cores variadas (do branco ao cinza escuro). Quanto mais escuras, mais carregadas de vapor de água elas estão. As formas variam essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos.
A cor da nuvem depende da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, bem como das posições relativas ocupadas pelo observador e da fonte de luz (sol, lua, raios) em relação à nuvem.
3. A CONDENSAÇÃO E A FORMAÇÃO DAS NUVENS
As nuvens formam-se a