Determinação de água do bacl2 x h2o
Neste relatório vamos falar sobre o experimento de “Determinação de água do BaCl2 x H2O”.
Vamos ver sobre a aplicação do método de secagem no ramo industrial como, por exemplo, na indústria metalúrgica quando utilizamos o mesmo para fundição e tempera de metais.
O método em outros ramos da indústria, como na alimentícia, na desidratação de alimentos (frutas, legumes) para que o mesmo ganhe vida útil prolongada.
2 OBJETIVOS
Determinar o número de mols de uma substância anidra e de água de cristalização em um composto e usar esta informação para determinar a fórmula empírica do correspondente sal hidratado.
3 REVISÃO DA LITERATURA
3.1 Fundamentos dos componentes hidratados: Um composto hidratado é todo aquele que, na sua constituição, se encontram presentes nas moléculas de água. Os hidratos mais conhecidos são os sólidos cristalinos que perdem parte das suas estruturas fundamentais ao remover a água.
Quando se formam sais, a maior parte das vezes, o sal cristalizado fica combinado com moléculas de água, a que se dá o nome de água cristalizada. Quando uma substância hidratada se coloca num vaso fechado isento de vapor de água, decompõe-se, originando a respectiva substância anidra e água, até que a pressão do vapor de água atinja um determinado valor, que é característico de cada substância, para a temperatura da experiência – tensão de vapor da substância. A diferença nos valores da tensão de vapor do liquido explicam o diferente comportamento que as substâncias apresentam quando “conservadas” ao ar. Se o valor da tensão de vapor da substância for maior do que a pressão parcial de vapor de água no ar, as substâncias perdem água de hidratação. Os cristais hidratados decompõem-se quente com libertação de água. Baseado nessa propriedade é possível calcular o teor de água de cristalização nestes compostos. O mesmo sal anidro pode cristalizar com diferentes números de moléculas de água de cristalização,