Determinação da água de hidratação do cloreto de bário
Muitos compostos inorgânicos apresentam moléculas de água retidas em sua estrutura cristalina e são denominados hidratos. As correspondentes moléculas de água são denominadas águas de cristalização ou de hidratação e estão presentes em proporção estequiométrica. Às vezes estas moléculas simplesmente ocupam espaços vazios numa rede cristalina, mas frequentemente o cátion destes sais interage diretamente com as moléculas de água. As fórmulas dos hidratos são representadas adicionando-se um número específico de moléculas de água ao final da fórmula. É interessante constatar que mesmo quando a porcentagem ponderal de água em um sal hidratado é elevada, o sal se mostra como sólido. A água de hidratação de muitos hidratos pode ser removida com aquecimento acima de 100 °C e o sólido remanescente (sem água) é denominado de composto anidro (entretanto, em vários casos o aquecimento do sal hidratado produz outras substâncias voláteis à parte a água). Se a fórmula molecular do composto anidro é conhecida pode-se então determinar a fórmula empírica do correspondente sal hidratado.
1. Objetivos Determinar o número de mols de uma substância anidra e de água de cristalização em um composto e usar esta informação para determinar a fórmula empírica do correspondente sal hidratado.
2. REVISÃO DA LITERATURA
O cloreto de bário, de fórmula química BaCl2, é uma substância muito utilizada no setor de metalurgia em sais de têmpera, com a finalidade de aumentar a dureza de ferro-ligas e/ou aços (tratamento térmico de metais). É utilizado também em indústrias de sais de bário e em indústrias para eliminação de sulfato. Quando se formam sais, o sal cristalizado fica combinado com moléculas de água, a que se dá o nome de água de cristalização. Como exemplo: o sulfato de cálcio desidratado. Um dessecador é um recipiente fechado que contém um agente de secagem chamado dessecante. A tampa