Fichamento sobre o livro casa grande & senzala de gilberto freyre
Capítulo I: Características gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida.
Autor: FREYRE, Gilberto Editora: Global Lugar: Rio de Janeiro Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Sociologia Sua primeira publicação foi em dezembro de 1933. "Casa-Grande & Senzala" teve enorme repercussão junto ao público. É uma obra indispensável para a compreensão da alma e da identidade do Brasil moderno. A obra na palavra do autor é um estudo pré-brasileiro, onde ocorre uma análise com grande riqueza de detalhes sobre a formação da sociedade brasileira – agrícola, latifundiária, escravocrata e patriarcal. E principalmente, ele faz uma análise dos negros e de como se deu a sua importância no processo de colonização e desenvolvimento no Brasil.
Gilberto Freire o autor desta obra, acreditava em um país melhor que ali poderia se formar, com pessoas dignas, trabalhadoras, onde poderiam fazer a diferença, e mostrar que todos poderiam ser iguais, independente de raça ou de cor, esse é o poder na miscigenação, pois queria transformar o país em um lugar moderno, principalmente através de suas culturas, essa é a tese que ele pretendia estudar neste livro, e até mesmo sobre a estrutura significativa arquitetônica da Casa Grande. E lidando com o índio, ele soube aprender tudo sobre as florestas, sobre a cultura indígena, ele foi muito importante para a adaptação do português, como por exemplo, a higiene, a alimentação, os cantos de criança, enfim, tudo que vinha da cultura, foi aprendido, enquanto as coisas que ele plantava não ficavam prontas. Sua concepção neste livro era expor o nascimento da sociedade brasileira do ponto de vista da Casa Grande senhor, este era como o instrumento do autor para representar o país em um período