O primado de pedro
“Disse-lhe terceira vez:
-Simão, filho de Jonas, amas-me?
Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: -Amas-me?
E disse-lhe:
-Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe:
-Apascenta as minhas ovelhas.”
[Jo,21-17]
Introdução
Pelo interesse pessoal no estudo de quem foi Pedro e o que é o Primado e com o intuito de aprofundar o conhecimento, aproveitei a oportunidade para trabalhar este tema, no âmbito da unidade curricular de Seminário de Metodologia.
Trata-se de um projecto de conveniência universal, mas também é um repto pessoal para o desenvolvimento de um estudo bastante abrangente, uma vez que estudar o Pedro e o Primado de Caridade em todas as suas vertentes é um tanto desafiador. Porém, este estudo ficará muito aquém de uma compreensão total de todas as dimensões do tema, já que aquilo que é pretendido, neste estudo, é uma visão geral de Pedro e do Primado na sua relação com os Irmãos, por meio do seu Chamamento inicial. Posto isto, importa ainda frisar, para concluir esta introdução explicitadora do âmbito do meu estudo, que o trabalho será estruturado em cinco breves capítulos, dos quais o primeiro procurará ser um breve enquadramento histórico, o segundo será dedicado à Hierarquia, o Bispo e a Eleição, o terceiro à relação do colégio Apostólico com o Sucessor de Pedro, o quarto será dedicado ao primado, e o último considera o Papa numa dimensão de Guardião.
1. S. Pedro
Pedro, Simão de nome primitivo (Cf.Mc,3-16;Lc,6-14;Mt,16-18;Jo,1-42),natural de Betsaida da Galileia (Cf.Jo,1-44), pescador de ofício, era casado (Cf. Mc,1-29,30), vivia em Cafarnaum (Cf.Mc,1-29), era irmão de André (Cf.Mt,10-2) e o seu chamamento deu-se no início da vida pública de Jesus, perto do lago da Galileia. Os textos neotestamentários apresentam-no como um galileu impulsivo, sempre com a palavra e acção prontas, dedicado e fiel; um líder nato, ainda que por vezes precipitado e medroso. Não obstante, o seu nome aparece em