Catolicismo
Unidade; A igreja em forma física.
Santidade; Os santos.
Catolicidade; movimento católico.
Apostolicidade. Seguidores de Jesus
A Igreja Católica afirma que foi fundada no ano 1 D.C por Jesus Cristo e que está alicerçada sobre o Apóstolo Pedro consumada no dia de Pentecostes.
Pedro, segundo a teologia católica, Cristo prometeu o Primado: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus". Primado significa prioridade
Alguns creem que a Igreja é a continuação ou a renovação do Israel do Velho Testamento. Outros asseguram que a Igreja não existia no Velho Testamento, mas que começou na nova Dispensação.
A dispensação é a maneira como Deus trata o homem durante um determinado período de tempo, quando o homem é provado e testado quanto à obediência a certas revelações definidas da vontade de Deus.
A doutrina oficial da Igreja Católica é o conjunto de crenças oficiais professadas pela Igreja Católica acerca de diversos aspectos relativos à Deus, ao homem e ao mundo.
Segundo a Igreja, essas verdades foram sendo reveladas por Deus através dos tempos atingindo a sua plenitude em Jesus Cristo, considerado pelos católicos e cristãos como o Filho de Deus.
A Igreja Católica tem como doutrinas:
Participar da Missa inteira nos domingos e festas de guarda
Confessar-se ao menos uma vez por ano
Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição
Jejuar e abster-se de carne quando manda a Igreja. “A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa”, memória da Paixão e Morte de Cristo, são dias de jejum e abstinência. “Toda sexta-feira do ano é dia de penitência, a não ser que coincida com