Relat Rio 2 QA
CAMPUS SÃO CARLOS
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
PROFESSORA DOUTORA ANA MARIA DE GUZZI PLEPIS
PRÁTICA 2: GRAVIMETRIA – DETERMINAÇÃO DE ÁGUA DE HIDRATAÇÃO EM SÓLIDOS
BRUNO JULIO DA FONTE
No.USP: 8928211
SÃO CARLOS, 15 DE MARÇO DE 2015
RESUMO
Utilizando-se da análise gravimétrica foi-se possível determinar em massa, bem como em porcentagem, a quantidade de água absorvida pelo sal cloreto de cálcio e a quantidade, em massa, de água perdida, além de calcular o número de águas de hidratação, para os sais cloreto de bário e sulfato de cobre.
INTRODUÇÃO
É sabido que a gravimetria baseia-se em medidas experimentais de massa como: peso da amostra analisada ou o peso de um elemento ou de uma substância química conhecida podendo, dessa forma, analisar quantitativamente uma espécie/amostra: calculando, por exemplo, a quantidade de água absorvida por um sal, determinando, assim, o seu número de águas de hidratação - A água de hidratação é aquela que fica retida em cristais de substâncias sólidas.
As principais vantagens da utilização desse método são: As operações realizadas no procedimento gravimétrico são de fácil execução e reprodutibilidade; são utilizados equipamentos simples e de baixo custo. Por outro lado, o tempo necessário para sua realização é longo, além de, por conta de ser realizado grande número de operações seguidas, esse tipo de análise está sujeita a uma série de erros acumulativos.
É importante ressaltar que esse tipo de análise está intimamente relacionado com as propriedades físicas de certas espécies, pois só se é possível analisar a quantidade de água absorvida por um sal quando ele é considerado higroscópicos – que absorvem água com facilidade- por exemplo.
OBJETIVO
Através de análise gravimétrica determinar a quantidade de águas de hidratação, bem como a porcentagem de água absorvida/evaporada, de três espécies distintas – Cloreto de cálcio, Sulfato de cobre e