Experi Ncia Eletricidade
Objetivo
Esta experiência teve como objetivo conhecer e nos ensinar a medir uma resistência elétrica e as variações que podem ocorrer nela. Nos mostrou também, como se utiliza o multímetro, e a função Ohmímetro, que mede a variação das resistências.
Introdução teórica
Resistências elétricas é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem decorrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Além disso, toda a energia deste corpo é transformada em calor, e sua potência é dada por efeito Joule.
Potência dissipada no resistor:
Onde:
P – Potência dissipada (W)
V – Tensão (v)
R – Resistência Elétrica (Ω)
I – Corrente (A)
Corrente e tensão no resistor é dada por uma relação representada pela primeira lei de Ohm. Ao aplicar uma tensão em um condutor, se estabelece nele uma corrente elétrica, essas duas grandezas são proporcionais, assim as resistências elétricas não dependem do valor da tensão ou da corrente, depende apenas de suas características, que é representada pela segunda lei de Ohm:
Onde:
R – Resistência Elétrica (Ω) l – Comprimento do material (m)
S – Área da seção transversal (m² ou mm²)
- Resistividade do material (Ω.m) ou
Há cinco tipos de resistências:
Resistências de Carbono: que possui uma baixa potência, e é constituída por terminal (fio), terminal (tampa), filme de carvão helicoidal, tubo cerâmico, cobertura isolante. Os resistores são identificados por um código, este código é obtido através das cores que são colocadas na parte externa do resistor em faixas, cada cor tem um valor e uma tolerância, sendo a primeira e a segunda um valor que será uma dezena, a terceira faixa terá seu valor na potência de base 10, e a última faixa é a tolerância do resistor em %.
Por exemplo, um resistor das cores amarelo= 4, violeta= 7, laranja= 3 e prata = ± 10%. O cálculo seria da seguinte maneira:
47x10³= 47.000 Ω ou 47 kΩ, com tolerância de ± 10%
Resistências de Fio é