Determinação de Água de Cristalização do BaCℓ2.xH2O

943 palavras 4 páginas
Determinação de Água de Cristalização do BaCℓ2.xH2O

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2014.
I. Introdução

A gravimetria de volatilização é uma técnica utilizada para quantificar um elemento ou composto de estequiometria bem definida a partir da decomposição térmica de uma substância. Utilizando esta técnica, podemos determinar, por exemplo, o número de águas de cristalização em um sal hidratado. Pode-se realizar tal técnica por meio do método indireto, no qual se determina o peso do resíduo após a volatilização e calcula-se a proporção deste em relação ao composto inicial, ou por meio do método direto, no qual a substância volatilizada é absorvida em um meio adequado previamente pesado e são realizados os respectivos cálculos.

II. Objetivos

• Determinar o número de águas de cristalização no cloreto de bário hidratado utilizando a técnica de gravimetria de volatilização e o método direto, e, comparar com o valor teórico disponível na literatura1.

III. Procedimento Experimental

Utilizando uma balança analítica de precisão, determinou-se a massa de um pesa filtro devidamente limpo e seco, manuseado-o com o auxílio de um papel a fim de se evitar o contato com as mãos. Na mesma balança, pesou-se aproximadamente 1g de amostra de cloreto de bário hidratado no pesa filtro supracitado. Colocou-se o pesa filtro contendo a amostra em uma estufa à aproximadamente 130ºC por uma hora, com a tampa atravessada sobre o pesa filtro. Após o término de uma hora, retirou-se o pesa filtro com o auxílio de uma pinça e o colocou-se no dessecador por 20 minutos, tendo 5 minutos se passado com a tampa do dessecador entreaberta e o tempo restante com a mesma fechada. Transcorrido o tempo de 20 minutos no dessecador, determinou-se a massa do pesa filtro contendo o resíduo da amostra volatilizada utilizando-se a mesma balança analítica de precisão na qual foram feitas as pesagens iniciais do pesa filtro e da amostra de sal hidratado. Efetuaram-se

Relacionados