Relatorio de analitica
Uma enorme variedade de substancias sólidas encontradas na natureza contém água ou os elementos que a formam. A quantidade de água nos sólidos é variável e depende da umidade e temperatura do ambiente e do seu estado de subdivisão.
Basicamente os sólidos podem conter dois tipos de água: a Não- Essencial e a Essencial.
Água Não- Essencial
A caracterização química do sólido independe desse tipo de água
Deve-se ser considerados neste grupo os seguintes casos: * Água de adsorção - Apresenta-se retida na superfície do sólido. * Água de absorção - Essa esta condensado nos interstícios e capilares dos coloides. * Água de oclusão - Apresenta-se retida nas cavidades microscopias distribuídas irregularmente nos sólidos cristalinos.
Água Essencial
É a água existente como parte integral da composição molecular ou da estrutura cristalina de um sólido.
Deve-se considerar nesse grupo os seguintes casos: * Água de Constituição – A água não esta presente com H2O, mas é formada quando esse se decompõe pela ação do calor . Algumas vezes necessita-se de temperaturas relativamente altas para causar a decomposição dos sólidos que contém esse tipo de água.
* Fazendo parte desse subgrupo temos a água de hidratação a qual faz parte do experimento realizado.
* Água de Hidratação – Ocorre em vários sólidos, formando os hidratos cristalinos que são compostos que contém água de cristalização.
A água está ligada a estes sólidos mediante ligação de coordenações covalentes, que são normalmente mais fracas que as eletrostáticas. Por essa razão a água de cristalização é facilmente eliminada destes compostos pela ação do calor.
A quantidade de água de hidratação em um hidratado cristalino é uma característica do sólido e sempre se apresenta com estequiometria definida.
Alguns hidratos cristalinos podem perder água de cristalização quando mantidos em ambientes completamente secos, fenômeno este conhecido como eflorescência dos cristais,