politica
A Venezuela por um grande período foi governada por partidos tradicionais, dos quais eram associados aos interesses do capitalismo.Em 1998 hugo Chávez foi eleito pela primeira vez o que representou então um grande distanciamento nos rumos governamentais da Venezuela, que antes comandada por interesses ligados ao capitalismo agora seria comandada por um presidente relacionado aos interesse nacionalista e de esquerda.
Revolução Bolivariana era algo de estrema importância que Hugo Chaves defendia,no qual era responsável por promover o socialismo no século XXI. No qual é notado sua postura contra o neoliberalismo, contra a globalização e contra a postura internacional dos Estados Unidos com quem tinha uma forte desarmonia. Seu mandato inicialmente seria de cinco anos porém a constituição foi alterada o que permitiu sua reeleição onde era apoiado por uma coligação da esquerda com a centro-esquerda. O governo ditatorial de Hugo Chávez começou com a aprovação da Ley Habilitante no ano de 2000, que permitia que o presidente governasse por mais um ano através de decretos sem a necessidade da aprovação da assembleia nacional. Foi gerado muita insatisfação popular ao ser lançado vários decretos-lei com caráter radicalista e nacionalistas. O governo de Chávez assumiu cada vez mais posturas radicais, suas leis nacionalistas, esquerdistas, aumentaram significativamente e a Venezuela se viu sob um regime ditatorial de esquerda. A insatisfação popular passou a crescer e greves começaram a surgir com o intuito de interromper o governo de Hugo Chávez.
EM 2002 HOUVE Em 2002 houve uma tentativa de golpe de Estado contra o governo do presidente Hugo Chávez. Este foi capturado por um grupo de golpistas, patrocinados pelos Estados Unidos, que tentaram estabelecer no país um novo regime governamental. Entretanto, a detenção