Logística e produção
Volume 1
Conhecendo o Código de Barras
O material “Conhecendo o Código de Barras” tem como objetivo integrar a sua empresa, de forma ainda mais eficiente, à cadeia de suprimentos. Além disso, aproximá-lo ainda mais do mundo GS1 que não se restringe ao código de barras, mas a uma gama de soluções que auxiliam o dia a dia da sua empresa. Entenda um pouco mais sobre o código de barras, suas regras e principalmente sobre o diferencial que ele traz para seu produto.
O Código de Barras
Um código de barras GS1 é lido no mundo 6 bilhões de vezes ao dia. O código de barras já faz parte da vida dos brasileiros desde 1983 com a entrada da GS1 no Brasil. Primeiro éramos a ABAC – Associação Brasileira de Automação Comercial, depois EAN e mais recentemente por uma estratégia global mudamos a marca para GS1 Brasil.
Mas, o que é Código de Barras
Os números de identificação de um produto podem ser representados por meio de símbolos do código de barras para possibilitar a leitura eletrônica (óptica) - o BIP no ponto de venda - no recebimento nos depósitos ou em qualquer outra etapa que seja necessária a captura de dados. A identificação única do produto é garantida pela atribuição de uma estrutura numérica o GTIN (Número Global do Item Comercial) e é a partir deste GTIN que é gerado o código de barras EAN-13, permitindo que a empresa identifique o produto individualmente, sabendo exatamente qual é o tipo, suas variações de cor, sabor, peso, tamanho etc. O código EAN-13 (13 dígitos) é o mais utilizado para a identificação de produtos com leitura nos caixas do varejo, não só no Brasil, mas no mundo.
7898357410015 GTIN-13
7 898357 410015
Além de fornecer números exclusivos de identificação, os códigos padronizados também proporcionam informações adicionais, tais como: data de validade, números de série e números de lote.
Um pouco de história...
Os primeiros estudos sobre código de barras começaram em 1948 com Bernard Silver e Joseph