Sadsadsad
Trabalho apresentado à disciplina de História, ministrada pelo professor Homero.
Lagarto/Se, 2013
HISTÓRICO DO GOVERNO DE HUGO CHÁVEZ
Militar e político venezuelano, Hugo Chávez nasceu no dia 28 de julho de 1954, em Sabaneta. Seu governo é caracterizado por uma forte postura nacionalista e autoritária que combate os interesses da burguesia estadunidense. Defende o que chama de Revolução Boliviana, a qual seria responsável por promover o que denomina de socialismo do século de XXI. Dessa forma, é caracterizado por sua postura contra o neoliberalismo, contra a globalização e contra a postura internacional dos Estados Unidos.
Apoiado por uma coligação da esquerda com a centro-esquerda, Chávez foi eleito em 1998 e assumiu o governo da Venezuela em 1999. Seu mandato inicialmente seria de cinco anos, mas sob seu governo a constituição foi alterada, permitindo sua reeleição. Seu governo assumiu cada vez mais posturas radicais, suas leis nacionalistas, esquerdistas, aumentaram significativamente e a Venezuela se viu sob um regime ditatorial de esquerda. A insatisfação popular passou a crescer e greves começaram a surgir com o intuito de interromper o governo de Hugo Chávez. Em 2002 houve uma tentativa de golpe de Estado contra o governo. Chávez foi capturado por um grupo de golpistas, patrocinados pelos Estados Unidos, que tentaram estabelecer no país um novo regime governamental. Porém, a detenção feita por militares durou apenas 47 horas. Nesse período, a Assembléia Nacional e o Supremo Tribunal chegaram a serem dissolvidos e a Constituição de 1999 anulada. Mas com a sua libertação o governo se tornou ainda mais intenso com seu autoritarismo.
O Governo Ditatorial de Hugo Chávez tem um áspero relacionamento com os Estados Unidos. No contexto da América Latina, há um clima de instabilidade da Venezuela com Colômbia e Bolívia. Com o Brasil também já houve problemas referentes à nacionalização de indústrias brasileiras no país.