Familia carlos drummond de andrade
Anarquismo
Concepção ou corrente de pensamento segundo a qual o Estado deve ser abolido e a sociedade organizada de modo voluntário, sem o uso da força ou a imposição de obrigações. Segundo os anarquistas, o Estado é um corpo parasita que não desempenha nenhuma função útil, e apenas permite a uma pequena classe privilegiada explorar o restante da sociedade. Em seguida à abolição do Estado - o que, para a maioria dos anarquistas, exige uma luta revolucionária - surgiriam as instituições voluntárias que manteriam a ordem e coordenariam a produção.
Anarquismo é geralmente identificado como caos ou "bagunça", por ser uma doutrina política que defende a abolição de qualquer tipo de governo formal; mas, na verdade não é bem isso. Etimologicamente esta palavra é formada pelo sufixo de archon, que em grego significa governante, e an, que significa sem. Ou seja, anarquismo significa ao pé da letra "semgovernante". A principal idéia que rege o anarquismo é de que o governo é totalmente desnecessário, violento e nocivo, tendo em vista que se toda a população pode, voluntariamente, se organizar e sobreviver em paz e harmonia.
A proposta dos anarquistas é contraditória ao sistema capitalista mas, não deve ser confundida com o individualismo pois, como já foi dito, está fundamentada na cooperação e aceitação da realidade por parte da comunidade. De acordo com os principais pensadores anarquistas, o homem é um ser que por natureza é capaz de viver em paz com seus semelhantes mas órgãos governamentais acabam inibindo esta tendência humana de cooperar com o resto da sociedade.
Com isso, podemos perceber que uma sociedade anarquista não é algo totalmente descontrolado como todos pensam, muito pelo contrário, esta é uma sociedade bem estruturada e organizada, só que esta