Carlos Drummond De Andrade
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/portugues/sentimento-mundo-resumo-analise-obra-carlos-drummond-andrade-697538.shtml
"Sentimento do mundo" é uma obra poética que foi publicada em 1940. Esse é um dos trabalhos de Drummond mais aclamado pelos críticos e foi escrito após o livro de 1930, Alguma Poesia e Brejo das Almas.é a terceira obra de Drummond e reúne 28 poemas ,os poemas deste livro foram escritos entre 1935 e 1940, época em que o mundo tentava se recuperar da Primeira Guerra Mundial e enfrentava a ascensão de regimes totalitários: a Alemanha de Hitler, Franco na Espanha, Mussolini na Itália e o Estado Novo de Getúlio Vargas no Brasil. E, dentro deste contexto histórico-social, o poeta individualista revê seu fazer poético e toma consciência do mundo, voltando-se para a experiência coletiva Apesar de em "Sentimento do Mundo" Drummond ter tomado consciência do indivíduo num mundo que precisa ser salvo, ele reconhece também o fatal distanciamento entre os homens.
Essa vontade de união entre os homens contrasta com a pessimista e sombria visão de mundo.
Neste livro, o poeta abraça de vez a poesia de cunho social, refletindo o momento de instabilidade e inquietação dos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial.
Sobre Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. Por insistência da família, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Junto com outros escritores mineiros, fundou “A Revista”, importante publicação modernista mineira. Após ingressar no serviço público, mudou-se em 1934 para o Rio de Janeiro, onde viveu até morrer em 17 de agosto de 1987.
A partir dos anos de 1950, passou a dedicar-se cada vez mais à produção literária. Apesar de sua maior obra ser poética, publicou também contos, crônicas, literatura infantil e traduções. portador de uma ironia ímpar e um amargor