Carlos Drummond de Andrade
Como é a linguagem literária da modernidade?
A linguagem de hoje procura usar palavras simples e objetivas, de forma que até as pessoas menos estudadas compreendam o conteúdo.
Antigamente a linguagem era mais rebuscada e regrada; hoje em dia, a linguagem está mais livre e "solta".
A linguagem da modernidade tanto na estética quanto na vida social apresenta um anticonvencionalismo temático, e inovação dos conteúdos que encontra correspondência também nesta linguagem.
Além das inovações técnicas, a linguagem torna-se coloquial e espontânea, mesclando expressão da língua culta com termos populares, o estilo elevado com o estilo vulgar.
Cecília Meireles
Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1901 — Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964) foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa. Após vários anos sofrendo com a depressão o marido de Cecília suicidou-se em 1936 e quatro anos depois Cecília casou-se novamente com o engenheiro agrônomo Heitor Vinicius da Silveira. Cecília publicou o livro “Viagem” no ano de 1939 e com esse livro ganhou o prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras. Cecília Meireles veio a falecer em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964.
Mário Raul de Morais Andrade
Mário Raul de Morais Andrade (São Paulo, 9 de outubro de 1893 — São Paulo, 25 de fevereiro de 1945) foi um poeta,escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922. Andrade exerceu uma grande influência na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso foi um pioneiro do campo da etnomusicologia sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil.
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 — Rio de Janeiro, 17 de