Malaria A E B
Epidemiologia da malária no Brasil e no mundo
A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, sendo a doença causada por protozoários de maior impacto no mundo, sendo suscetível em 40% da população mundial (cerca de 2,4 bilhões de pessoas), em mais de 100 países. Ocorre por grandes regiões tropicais e subtropicais, sobretudo em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Tem a maior incidência na África (principalmente na subsaariana). Ocorre também na Região Amazônica da América do Sul e no Sudeste Asiático.
No Brasil, ocorre predominantemente na Amazônia Legal, que engloba os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, sendo esses os locais onde se concentram os maiores número de casos no continente americano, estimando-se a ocorrência de mais de 300.000 casos anuais. Os turistas provenientes de regiões livres de malária, ao visitarem áreas onde existe transmissão da infecção, são altamente vulneráveis por ter pouca ou nenhuma imunidade.
Interação hospedeiro/Plasmodium
A gravidade da malária depende da relação entre hospedeiro e o Plasmodium spp. Os hospedeiros que se encontram em vulnerabilidade são os que são infectados pela primeira vez, gestantes e as crianças. O parasita que mais leva a óbito por malária é o P. falciparum, apesar de se conhecerem relatos cada vez mais frequentes de infecções graves também pelo P. vivax. O mecanismo da infecção por P. falciparum tem início com a introdução do microrganismo no organismo humano. Assim, ao picar o humano vulnerável, o mosquito fêmea do gênero Anopheles inocula, na corrente sanguínea, junto com a saliva, os esporozoítas (forma infectante do parasito). Alguns esporozoítas são destruídos por células do sistema imunológico, enquanto outros penetram nas células do fígado, nos quais se multiplicam por um processo de divisão múltipla denominada esquizogonia, dando origem aos esquizontes teciduais. Após um período de cinco a