Refrigeração
Existem basicamente dois sistemas de condicionamento de ar.
- EXPANSÃO DIRETA:
No qual o ar que é insuflado no ambiente a ser condicionado passa pela serpentina sendo resfriado diretamente pelo fluido refrigerante que escoa nos tubos.
- EXPANSÃO INDIRETA: Nesse caso o fluido frigorífico resfria um meio intermediário, geralmente água ou solução aquosa, que por sua vez passa em uma serpentina que irá resfriar o ar a ser insuflado no ambiente.
2 – EQUIPAMENTOS UTILIZADOS EM SISTEMAS DE AR CONDICIONADO
2.1 – EQUIPAMENTOS DE EXPANSÃO DIRETA COM CONDENSAÇÃO À AR
2.1.1 – CONDICIONADORES INDIVIDUAIS
São os chamados aparelhos de janelas com condensador resfriado à ar. Seu uso se restringe apenas à pequenos ambientes sem grandes exigências na qualidade, movimentação de ar e ruído. Sendo utilizados basicamente para o conforto humano.
Dispõe apenas de controle de temperatura através de um termostato que desliga o compressor quando a temperatura desejada é atingida.
APARELHO DE JANELA
São fabricados atualmente com capacidades variando de 7000 BTU/h (0,6 TR) a 30000 BTU/h (2,5 TR).
Devem ser instalados em uma parede externa, diretamente no ambiente condicionado. Apresentando por isso, o inconveniente do nível de ruído, mesmo para os modelos mais recente dotados de compressores rotativos mais silenciosos.
Além disso, os condicionadores de janela não são adequados à instalação de dutos de distribuição de ar devido à seu ventilador de baixa pressão estática.
Alguns modelos de maior capacidade possuem uma versão chamada mini-central que permitem a instalação de uma pequena rede de dutos, limitados à pressão estática disponível pelo ventilador.
2.1.2 – CONDICIONADORES COMPACTOS (SELF CONTAINED COM CONDENSAÇÃO À AR).
São equipamentos semelhantes aos condicionadores de janela dispondo entretanto de maiores proteções tais como pressostatos de alta e baixa pressão e válvulas de segurança no