refrigeração
O dicionário define refrigeração como um processo de tornar algo “frio” pode ser definido como ausência de calor. Portanto refrigeração torna-se um processo de renovação de calor. Refrigeração é o abaixamento artificial da temperatura. Sendo que este abaixamento de temperatura pode acontecer por vários processos, podendo ser dividida em várias áreas.
Refrigeração Industrial
As áreas de refrigeração e ar condicionado são correlatas, embora cada uma tenha seu campo de aplicação. A aplicação mais disseminada da refrigeração é, sem duvidas alguma, o condicionamento do ar, embora outras áreas pudessem ser citadas, tais como refrigeração industrial que inclui o processamento e a conservação de alimentos, a remoção de calor de substancias industrias químicas, de petróleo e petroquímicas e, entre muitas outras aplicações.
Faixas de temperaturas
As gamas de temperatura abrangida em equipamentos de refrigeração industrial variam entre 15º C à – 70º C, dependendo do tipo de processo de trabalho e do tipo de instalação.
Podemos descrever refrigeração industrial como sendo o processo utilizado nas industrias químicas, de alimentos e de processo, com abaixamento da temperatura da ordem de -96º C a 15 º C, as quais envolvem dois terços das aplicações.
Modernamente, são inúmeras as aplicações do frio, o qual ,e aproveitado praticamente em todos os ramos da atividade humana. Assim podemos citar:
Na fabricação de gelo: Gelo em blocos, em pistas para patinação;
Na indústria de construção: na cura de grande estruturas de concreto, no congelamento do solo para abertura de poços e túneis;
Na metalurgia: no tratamento térmico de aços; na refrigeração de ferramentas durante o corte;
Na indústria química: na remoção de calor em reações químicas exotérmicas, separação de misturas gasosas;
Na medicina: na conservação de cadáveres, na anestesia;
Na indústria de alimentos, seja na sua manufatura, tratamento térmico (pasteurização) como na sua armazenagem ou