Resenha
Conceito: Com o passar do tempo, as metodologias tradicionais de software vem se tornando cada vez mais em desuso, com a crescente demanda no mercado. Essas metodologias tradicionais são conhecidas por gerarem muita documentação no processo do desenvolvimento, que por sua vez acaba consumindo tempo que supera o cronograma e geram gastos que superam o orçamento, funcionalidades que não resolvem os problemas dos usuários, baixa qualidade dos sistemas desenvolvidos e cancelamento do projeto por inviabilidade. A partir de 2001 um grupo de especialistas criaram a abordagem do manifestoágil, que visa os principais conceitos:
Indivíduos e interações acima de procedimentos e ferramentas:
Os indivíduossão mais importantes do que seguir os padrões, e as interações se definem em dividir os processos do projeto em pequenas partes ate que se chegue ao software completo.
Software funcionando acima de documentação abrangente:
Prioridade ao software funcionando ao invés de documentação, esse conceito já elimina o atraso da entrega do produto final ao cliente.
Colaboração dos clientes acima de negociação de contratos:
O cliente estará em constante feedback com o projeto, e isso concretiza as ideias dos desenvolvedores e do cliente sobre o produto final.
Responder a mudanças acima de um plano preestabelecido:
Sempre estar preparado para mudanças nos requisitos ao invés de estabelecer planos.
A metodologia ágilnão segue os padrões da metodologia tradicional, porem não é contra seus padrões, como documentação que por sinal é de suma importância para a manutenção do software após a implementação.
Características: A metodologia ágil possui ascaracterísticas de desenvolver o processo da engenharia de software de maneira direta e ágil, e que visa manter o bom relacionamento entre os colaboradores do projeto e o cliente, de maneira que se possa produzir um software com qualidade sem perder as características importantes dos padrões tradicionais.