AUDITORIA CONTABIL
OBS.: O guia pode ser baixado gratuitamente no site do Conselho Federal de Contabilidade www.cfc.org.br)
Desde que citada a fonte (QSP) juntamente com o nosso endereço (www.qsp.org.br), é permitida a retransmissão dos artigos e informações por nós publicados.Os infratores estarão sujeitos às medidas legais cabíveis.
- A opinião dos autores dos artigos assinados não reflete, necessariamente, a posição do QSP.
- Agradecemos o envio de novas colaborações (artigos, notícias etc),através do e-mail: qsp@qsp.org.br .
Auditoria e Gestão de Riscos
Outubro/2006
AUDITORIA BASEADA EM RISCOS: mudando o paradigma das auditorias internas
Autor: David Mc Namee (1997)
The IIA Research Foundation
Adaptação e atualização: Francesco De Cicco (2006)
Diretor-Executivo do QSP
A avaliação de riscos em auditoria identifica, mede e prioriza os riscos para possibilitar a focalização nas áreas auditáveis mais significativas. Em cada ação de auditoria, a avaliação dos riscos é utilizada para identificar as áreas mais importantes dentro da organização. A avaliação de riscos permite ao auditor delinear um programa de auditoria capaz de testar os controles mais importantes, ou testar os controles com maior profundidade ou mais minuciosamente.
A Auditoria Baseada em Riscos (ABR) estende e melhora o modelo de avaliação dos riscos, alterando a perspectiva da auditoria interna. Em vez de olhar para os processos do negócio como algo que está dentro de um sistema de controle, o auditor os analisa numa envolvente de risco. É o paradigma de "olhar para a frente": uma auditoria centrada nos riscos acrescenta