REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TATIANE BARBOSA DOS SANTOS
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE
CURITIBANOS
2014
TATIANE BARBOSA DOS SANTOS
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE
Trabalho de Fundamentos do ensino de artes como exigência para a avaliação do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, sob orientação da professora Ligia da Silva Martins.
CURITIBANOS
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca sentido de iniciar uma discussão respeito do processo histórico pelo qual tem passado a arte. A arte do passado, até mesmo da pré-história e a arte de hoje e qual a sua importância nas escolas, para que ensinar arte e de que maneira.
A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE
Desde a Pré-História o homem já produzia Arte, porém, pelo fato de só termos registros a partir do surgimento da escrita, muitas civilizações foram desconsideradas em suas produções artísticas, que só foram reveladas mais tarde através de descobertas arqueológicas.
O período cristão-primitivo, por volta dos séculos III e IV, ocupa posição de destaque no que tange a conciliação das formas clássicas em seus ideais. A arte carolíngia dos séculos VIII e IX, durante o império de Carlos Magno, dá vida a formas antigas e tardias, puramente abstratas. E é considerado um estilo internacional.
Na escola tradicional valorizam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons”. O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico que visava uma formação prática destinada à qualificação para o mercado de trabalho, isso para aquelas pessoas das classes desfavorecidas, pois as pessoas com maior poder aquisitivo eram educadas para desenvolver o gosto apreciativo pelas obras de arte, além de manter a divisão das classes sociais.
Um