Reflexão sobre o texto Características do Professor
“…a aprendizagem de fatos pelos alunos está significativamente relacionada à clareza e expressividade no professor (Solomom, Rosemberg e Bezdek, 1964)” (Pag. 419).
“A imprecisão por parte do professor diminuía, como mostrado, à medida que aumentava seu conhecimento da matéria”. (Pag. 419).
Na ocasião da minha graduação um professor que lecionava a disciplina Iluminação foi desligado da instituição e em seu lugar assumiu um professor que não tinha experiência, vivência ou conheceimento algum dessa importante área da fotografia. Foi nítido o despreparo deste, que provavelmente cobria uma lacuna na grade do curso para ajudar a universidade, o que gerou desconforto na sala de aula e repetitivas discussões envolvendo os alunos. Mais tarde chegou ao nosso conhecimento que este professor era da área de direito.
Outra questão é a necessidade de diferentes intervenções do professor com os alunos distintos em suas necessidades e características, dependendo de uma abordagem igualmente distinta para alcançar um aproveitamento aceitável da disciplina lecionada para os mesmos.
“Talvez a conclusão mais defensável que se possa obter neste ponto é que a variabilidade no estilo de ensino é tanto inevitável como desejavel” (Pag. 422).
“Os estilos de ensino variam , em primeiro lugar, por que as personalidades dos professores variam” (Pag. 422).
“Também é aceitável que os estilos de ensino variem porque o aluno varia nas suas necessidades e características” (Pag. 422).