campo eletrico uniforme
Um campo elétrico é uniforme numa determinada região do espaço se tiver as mesmas características em todos os seus pontos. Nesse caso, as linhas de campo elétrico são paralelas.
Um campo elétrico uniforme pode ser criado por duas placas metálicas paralelas, entre as quais se estabelece uma diferença de potencial constante. Uma carga elétrica q colocada em qualquer ponto do campo uniforme experimenta uma força elétrica com a mesma intensidade e o mesmo sentido.
Movimento de Partículas Carregadas num Campo Elétrico Uniforme
O campo elétrico entre as placas de um condensador plano é um campo elétrico uniforme.
Como V={U}{q} e W= U -W={{U}_{f}}-{{U}_{i}}, o trabalho da força elétrica no transporte de uma carga pontual positiva (+q) que se desloca entre os pontos A e B é dado por {{W}^{A\to B}}=q({{V}_{A}}-{{V}_{B}}).
Como o W=Fd, o trabalho entre A e C é nulo pois a força e o deslocamento são perpendiculares, {{W}^{A\to C}}=0. Entre C e B, obtemos: {{W}^{C\to B}}=Fd=qEd.
Da igualdade entre {{W}^{A\to B}}=q({{V}_{A}}-{{V}_{B}}) e {{W}^{C\to B}}=Fd=qEd, obtemos:
E={{V}_{A}}-{{V}_{B}}}{d}, em que d é a distância entre os pontos C e B.
O módulo do campo elétrico é: E={V}{d}, daí a unidade SI ser V/m.
Campo Elétrico
Este trabalho tem como objetivo ampliar o nosso conhecimento sobre campo elétrico.
A principal característica de uma carga elétrica é a sua capacidade de interagir com outras cargas elétrica (atraindo-as ou repelindo-as, dependendo dos seus sinais). Esta capacidade está relacionada ao campo elétrico que estas cargas geram ao seu redor, como se fosse uma "aura" envolvendo-as. Na prática o que acontece é o seguinte:
Uma carga Q sempre gera um campo elétrico ao seu redor, que é invisível mas existe; ele pode ser percebido se colocarmos uma outra carga q (denominada carga de prova) nas proximidades desta. Esta carga de prova q será atraída ou repelida, dependendo do seu sinal, e a força