Relatorio 4 Campo El Trico Uniformeaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
1909 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABATURMA 22 - PRÁTICA
CLAUDION RODRIGUES DA CUNHA NETO – RA: 5125934
RELATÓRIO 4: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME
UBERABA – MG
Novembro/2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA CLAUDION RODRIGUES DA CUNHA NETO– RA:5125934
CAMPO ELÉTRICO UNIFORME - Turma 22 P
Relatório CAMPO ELÉTRICO UNIFORME do Curso Engenharia Civil da Universidade de Uberaba como parte das exigências da disciplina Fenômenos Físicos e Químicos e suas Aplicações 3 - Pratica apresentado a turma 22P, turno noturno.
Orientador: Prof. Luciano Henrique Dias
UBERABA – MG Novembro/2014
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Conceito de campo
Dizemos que um campo elétrico é uniforme em uma região quando suas linhas de força são paralelas e igualmente espaçadas umas das outras, o que implica que seu vetor campo elétrico nesta região têm, em todos os pontos, mesma intensidade, direção e sentido.
Uma forma comum de se obter um campo elétrico uniforme é utilizando duas placas condutoras planas e iguais. Se as placas forem postas paralelamente, tendo cargas de mesma intensidade, mas de sinal oposto, o campo elétrico gerado entre elas será uniforme.
A fórmula do campo elétrico é dada pela relação entre a força elétrica F e a carga de prova q: e que no nosso caso trata-se de V=/E/.d, expressando a intensidade do campo elétrico.
Vetor campo elétrico
Campo elétrico gerado pela carga Q
O campo elétrico é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. Para determinarmos a sua presença, colocamos uma carga de prova no meio. Se esta ficar sujeita a uma força, dizemos que a região em que a carga se encontra está sujeita a um campo elétrico. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que a carga está sujeita, e o sentido é o mesmo da força — se a carga de prova estiver carregada positivamente (Q > 0) — ou contrária à força — se