Saude10 04 15
2015
Calendário de vacinação
Contra-indicações gerais
Apesar das vacinas serem indicadas para a totalidade da população, nem sempre sua aplicação é possível. Algumas circunstâncias podem por a vida da pessoa em risco quando do contato com o agente imunológico, constituindo-se em contra-indicações gerais, uma vez que são comuns a todas as vacinas. São contra-indicadas quando:
• uso prolongado de corticóides;
• portadores de neoplasia;
• imunodeficiência congênita ou adquirida;
• desnutrição severa
• alergia aos componentes da vacina.
Razões para adiamento
Em determinadas situações as vacinas devem ser adiadas, aguardando-se a estabilização do quadro clínico do cliente. Por exemplo:
• Frente à ocorrência de estado febril
(temperatura axilar maior ou igual a 37,8oC)
• ou em pessoas submetidas a tratamento imunodepressor (quimioterapia e radioterapia). Cadeia de Frio
A Rede de Frio ou Cadeia de Frio é o processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações, e deve ter as condições adequadas de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada.
O calor acelera a inativação dos componentes imunogênicos. Os produtos imunológicos produzidos pelo laboratório produtor, constantes do Programa Nacional de
Imunizações, são distribuídos pelo Ministério da Saúde para todos os estados do país estes, por sua vez, os repassam para os municípios, os quais os entregarão às unidades de saúde.
A Rede de Frio é composta basicamente dos seguintes elementos 1. Equipe técnica;
2. Equipamentos;
3. Instâncias de armazenamento;
4. Transporte entre as instâncias;
5. Controle de Temperatura;
6. Financiamento.
As vacinas são estocadas em câmaras frigoríficas, freezers ou geladeiras, sob temperaturas que variam entre -20oC e +2o a
+8oC, dependendo da quantidade e possibilidade de serem congeladas ou não.
As unidades básicas de