Reflexão sobre didática
“Uma reflexão sobre a Didática”
Segundo o texto, a pressuposição, pode ser relativa ou absoluta. Deste modo, há características gerais, por exemplo, da didática, que podem ser aplicadas na viabilização das práticas educativas. Mas há também, características mais específicas que compreende aspectos individuais.
A Didática Magna de Comênio foi uma importante iniciativa na sistematização do ensino, que influenciado por Bacon, mostrou que “ensinar era aplicar um método” (p.73). A partir desse momento nota-se portanto, uma maior preocupação com o educando e com o que é ensinado.
Os métodos apresentam estruturas particulares de acordo com os saberes, mas possuem também, uma base única a todos.
Sobre método o texto aponta, “No caso do ensino, aplicar um método é, então, executar a atividade de ensinar segundo certas regras. Esta questão nos remete a uma outra, muito mais geral, que é a das relações entre regras e atividades” (p.74).
Deveríamos então seguir métodos de ensino “à risca” para obtermos sucesso no processo de ensino-aprendizagem? O ensino somente se daria dentro de um sistema pontual?
Existem atividades em que há necessidade do conhecimento das regras, antes da prática, um saber que, proposicional. Nesse caso as regras são essenciais para sua realização.
Em outras atividades, não é necessário o conhecimento prévio, pois a prática incorpora a teoria, um saber como. A teoria ajuda, mas não é elemento suficiente para uma aprendizagem “completa”.
Entretanto, existem casos em que não há métodos para a acomodação do conhecimento. “Trata-se de atividades que revelam um saber como, um saber fazer e não um saber que” (p.75), estas atividades envolvem criatividade, que é uma prática individual e não universal, deste modo, as regras não poderiam ser as mesma para todos.
O texto explicita que em alguns casos “não é possível determinar o conjunto de regras cuja observância garanta êxito. No