Referêncial inovação e liderança
1. INTRODUÇÃO
Tendo em vista o cenário contemporâneo, a sociedade está passando por um período de grandes transformações econômicas, culturais, politicas e sociais, e todas estas mudanças acabam resultando em um processo de reestruturação produtiva. A mudança de uma era industrial para uma nova era, chamada era do conhecimento, traz com ela a necessidade de aperfeiçoamento das habilidades já existentes, mas principalmente de desenvolvimento de novas competências. (DRUCKER, 2000)
Ainda segundo Drucker (2000), dentro das organizações, esta nova mudança proporciona uma mudança de pensamento, a transição da era industrial para a era do conhecimento necessita de inovação, necessita de uma nova visão tanto dos colaboradores como dos gestores, para que estes, chamados constantemente de patrimônio das organizações, devem estar atentos para que estes criem ambientes de inovação dentro das suas organizações, ambientes favoráveis para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e aceitação da inovação. A mudança organizacional está cada vez mais evidente no ambiente competitivo do mercado. É imprescindível a aplicação da inovação para manter-se vivo dentro desta competitividade, focando no desenvolvimento da inovação, juntamente com o desenvolvimento organizacional.
No desenvolvimento organizacional, o mais preponderante para este trabalho, é a gestão de pessoas. Dentro deste contexto econômico as pessoas estão em valorização crescente no mercado, devido a necessidade das organizações em obter o maior resultado e atingir seus objetivos. Deste modo, a gestão de competências está diretamente ligado à esse processo de desenvolvimento, objetivos e definições estratégicas. (HELAL; GARCIA; HONÓRIO, 2009)
Muito mais do que aprimorar todas estas competências novas, a competividade e sobrevivência neste contexto está completamente associada á capacidade de aprendizado e