REESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CARGOS DE SALÁRIOS
Diante do cenário no qual se caracterizam os dias de hoje, por uma busca constante de adaptação e atualização frente as mais variadas mudanças no ambiente empresarial, se faz primordial a adequação dos recursos humanos com os desafios inerentes a esse ambiente.
Sendo assim, surge à necessidade de desenvolver a área de cargos e salários dentro da empresa, como forma de proporcionar o engajamento das pessoas com o ambiente conduzindo-as ao crescimento profissional e conseqüentemente ao aprimoramento das estratégias da empresa e alcance de resultados. Na maioria das vezes as empresas adotam ações rígidas, nas quais consideram simplesmente as atividades que o colaborador executa, deixando de considerar os resultados atingidos pelo ocupante do cargo e com isso não possibilita a sua flexibilidade frente às mudanças. Deixando evidente que não há clareza e nem objetividade no uso de critérios para realizar uma avaliação, de maneira que os colaboradores não se sentem estimulados a buscarem uma progressão funcional dentro da empresa.
Neste contexto, a aplicação de um Plano de Cargos e Salários na empresa contribuiria não somente no sentido de relacionar quais as atividades que compõem um cargo, mas também fornecer informações sobre os requisitos que venham possibilitar aos colaboradores o alcance de uma progressão dentro do quadro de funcionários da empresa. Assim, tanto a empresa como os colaboradores teriam o conhecimento do perfil exigido para o desempenho de cada cargo. Desta forma a empresa contaria ainda com um sistema de remuneração desenvolvido e uma base de apoio para a implantação de programas relacionados com a gestão de pessoas, em contrapartida os colaboradores poderão conhecer suas possibilidades e perspectivas de progressão funcional e salarial.
Administrar cargos e salários pressupõe conhecer profundamente cada função do conjunto de cargos da empresa, no que diz respeito aos requisitos mínimos estabelecidos para poder atribuir, com