REENGENHARIA
Salvador, BA 26/11/2014 equipe: lucas lessa lucas peralva weldon moreira rafael alonso paulo henrique giancarlo ferreira joao pedro leonardo oliveira lucas brandão
CONCEITO DE REEGENHARIA
Também conhecido como reorganização radical, a reengenharia é um método usado para reprojetar e reformar sistematicamente toda uma organização, função e processo. Busca a fusão de tarefas, a eliminação do desnecessário, uma maior autonomia no corpo funcional e a descentralização na tomada de decisões.
O americano Michael Hammer e James Champy são considerados os pais desta teoria inovadora e radical que iniciou na década de 90. A reengenharia foi se consolidando ao longo dos anos como um redesenho dos processos de uma organização com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas: nos custos nos serviços no tempo.
SURGIMENTO
Criada por Michael Hammer e James Champy, entre 1980 e 1990 as ofertas de emprego no setor secundário e terciário cresciam nos EUA e eram grandes os investimentos das empresas em Tecnologia da Informação, mas os resultados, em termos de produtividade, eram insignificantes. Proporcionalmente aos EUA, o Japão investiu menos em Tecnologia da Informação, aplicada ao setor de manufatura, e obteve resultados expressivos, embora no setor de serviços os resultados também fossem inexpressivos. A razão fundamental era a falta de compreensão e entendimento de que as empresas eram estruturadas em processos, prevalecendo a mentalidade compartimentalizada do Taylorismo/Fordismo que dividia a empresa em atividades. A automação dessas atividades ou tarefas era inócua se o processo ao qual pertenciam não fosse inovado. Daí a necessidade de se repensar os processos produtivos da empresa.
OBJETIVO
A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente,