Apostila Comercial 1
Prof. Carlos Eduardo “Padin”
1° BIMESTRE
Curso de Direito Comercial - Rubens Requião
22/02/10
INTRODUÇÃO
Economia é a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na sociedade focalizando as relações e as atividades decorrentes da escassez relativa de bens. Macro economia é o conjunto de atividades funcionalmente consideradas dentro do todo econômico: Consumo, renda, emprego, investimento, poupança, inflação e outras grandezas que representam parcelas substantivas globais do conjunto sem identificar produtos ou mercados.
Micro economia estuda o comportamento das unidades econômicas como consumidor, produtor e empresa e como interagem em mercados identificados. Costumam os economistas dizer que a floresta é a macro economia e as árvores a micro.
Processo de mercado
–
é a coordenação das atividades econômicas das pessoas através de trocas voluntárias.
Atividade econômica
– é o conjunto de atos e relações necessárias à produção, apropriação, distribuição e consumo de bens e serviços.
Sistema econômico
–
é o conjunto orgânico de instituições através do qual a sociedade irá enfrentar e equacionar o seu programa econômico, em outras palavras, o sistema econômico delineia o quadro onde se desenvolve a atividade econômica.
1. A ATIVIDADE ECONÔMICA
Apostila Comercial.doc
Vinícius A. Ribeiro
Tudo que ocorre no mundo real e que integra este conjunto de atos e relações necessárias à produção, apropriação, distribuição e consumo de bens e serviços, integra a atividade econômica.
Sistema econômico é o conjunto orgânico de instituições através do qual a sociedade irá enfrentar e equacionar o seu problema econômico. Em outras palavras, o sistema econômico delineia o quadro onde se desenvolve a atividade econômica.
Produzir é fazer coisas úteis, isto é, necessárias ou desejadas pelo indivíduo.
As necessidades sociais são sempre crescentes. A capacidade de produção está sempre aquém da necessidade, daí a lei da oferta e procura ser a regra
de