Adm Publica
Slide 1: Contextualização da reforma no mundo
Ideias com propostas de reformas na administração publica não é um assunto novo, sendo discutido desde o final do século XIX pelo sociólogo Max Weber.
Em 1960 surgiu o conceito da Nova Administração Pública, para confrontar as noções que eram aceitas naquele período. Isso impulsionou uma onda de reformas em diversos países como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Brasil , relacionado à processos políticos específicos de cada país.
Por que aconteceram essas novas ideias de reformas?
A principal causa foi o aumento das expectativas, das demandas e das exigências dos cidadãos, conduzindo uma nova forma de orientação na prestação de serviços públicos e na administração pública em si.
As expectativas, demandas e exigências surgiram e aumentaram devido à globalização e difusão da Tecnologia da Informação.
Essas mudanças impulsionaram algumas reformas.
Alguns conceitos importantes (dois tipos de reformas):
NGP - New Public Management (nova gestão pública) fortemente embasada em um modelo gerencial. Nessa reforma mudaram alguns procedimentos utilizados e mudou também a estrutura da organização do setor público. Principal objetivo: tornar as práticas mais eficientes e realizar mudanças organizacionais e de gestão para alcançar uma utilização mais eficiente de recursos.
NAP ou NPM- Nova Administração Pública/ New Public Management incorporado no Brasil no lugar da NGP. Porque: Políticos tentaram se distanciar dos movimentos reformistas internacionais e de sua vinculação com o neoliberal. Essa reforma tenta separar a política da operação, ou seja, separar o que é política e o que é administração. Seu objetivo era reduzir ou remover por completo as diferenças entre o setor público e o privado.
Por onde isso começou?
O esforço para identificar as melhores práticas do setor privado e sua aplicação na administração pública tiveram inicio nos Estados Unidos nos anos 60, e