ADM PUBLICA
Felipe Nunes
Franciele Batinga
Jaine silva
Luarla Tercia
Mayara Ramos
Vanessa Maria
Trabalho apresentado para a disciplina de Gestão publica e orientado pela docente Monica, com fins para avaliativos para a I unidade.
27 de março de 2015
Itabuna – BA
Introdução
A administração publica é um conjunto de órgão e pessoas unidas, organizadas de forma hierarquias, a fim de servir a União, através de um modelo pré estabelecido pelo chefe de Estado.
Existem vários modelos teóricos que sevem como parâmetro para a administração publica, são eles a administração patrimonialista, burocrática e a gerencial.
O modelo de administração publica é modificando conforme a sua necessidade, ou época histórica, no entanto um o modelo vigente ele não é predominante, pois sempre persistem traços de outro modelo que foi utilizado anteriormente.
1. CONCEITO
Segundo Oliveira (2008 pag. 1) “a Administração Publica pode ser analisada em dois aspectos: objetivo (ou material, que se tem como foco a atividade) e o subjetivo (orgânico ou formal)”.
A administração publica é uma atividade que o Estado deve desempenhar e desenvolver de uma forma organizada objetivando a realização das necessidades da união ou seja da coletividade.
Afirma Araujo (2005), “que é uma maquina composta por órgãos e entidades, organizados de forma hierárquicos sob a direção de um chefe de Estado”.
2. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA PATRIMONIALISTA
Patrimonialismo vem termo patrimônio, segundo Weber (1978),é um regime de gestão de recursos em sociedades tradicionais assentes em autoridades de tipo tradicional, as quais, não dispondo da presença atuante de um staff administrativo sujeito a regras impessoais, orientam-se, basicamente, por critérios pessoais, não raro discricionários.
É uma herança da época feudal, onde os diretos dos governantes devem ser atendidos. Sendo assim os interesses da sociedade são deixados de lado, para atender aos privilégios