Reengenharia
Curso de Administração
Jessika Passos Moreira Sodré
Reengenharia
Feira de Santana - BA
2011
Quando alguém nos pede uma rápida definição de reengenharia de uma empresa, dizemos que significa “começar de novo”. Não significa reformular o que já existe ou fazer mudanças tímidas que deixem as estruturas básicas intactas. Significa sim, abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos e serviços de uma empresa e gerar valor aos clientes. Não se trata de fórmulas, mas de instrumentos de que as empresas, que desenvolvem em um processo de reinvenção. Usadas, adequadamente – quer dizer, com inteligência e imaginação – elas funcionam e podem levar a melhorias de desempenho surpreendentes. Passemos, portanto, para uma definição melhor. A reengenharia, propriamente, é o repensar, fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.
Ao praticarem a reengenharia, os homens de negócios precisam formular as questões mais básicas a respeito de sua empresa e do seu funcionamento. Essas perguntas fundamentais forçam as pessoas a examinar as regras e suposições táticas subjacentes à forma como conduzem as suas atividades. Amiúde, essas regras revelam-se obsoletas, errôneas ou inadequadas.
A reengenharia primeiro determina o que uma empresa precisa fazer, depois, como fazê-lo. Ela ignora o que já existe e se concentra no que deveria existir. A redefinição radical significa ir à raiz das cosas: não introduzir mudanças superficiais ou conviver com o que já existe, mas jogar fora o antigo. Na reengenharia, a definição radical significa desconsiderar todas as estruturas e os procedimentos existentes e inventar novas formas completamente novas de realizar o trabalho.
A reengenharia não diz respeito a reformas marginais ou de