Administração de operações
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 2
2.1 Objetivos do estudo de viabilidade 2
2.2 No que consiste o estudo de viabilidade 3
2.3 Mecanismos 3
3 CONCLUSÃO 6
BIBLIOGRAFIA 7
INTRODUÇÃO
Segundo Henrique Rozenfeld (2009), a viabilidade econômico-financeira de um projeto é analisada e estimada sobre a perspectiva do desempenho financeiro do produto final do projeto. Tal análise inicia-se através da avaliação de trabalhos já feitos pela empresa anteriormente, na fase de Planejamento Estratégico do Produto (PEP), pois, os orçamentos de projetos desenvolvidos anteriormente trazem uma estimativa do preço final do novo produto, e através deste preço é feito uma análise da viabilidade deste produto no mercado, se ele é viável, se cobriria os custos envolvidos em todo o projeto, etc. Durante o planejamento do projeto, são definidos os principais indicadores financeiros relacionados com o produto final, tais como o custo do produto, as previsões de retorno do investimento e a análise de suas características, o Valor Presente Líquido – VPL, a Taxa Interna de Retorno – TIR, Método do payback e o Fluxo de Caixa esperado com o novo produto. A análise da viabilidade econômico-financeira que é feita durante o Planejamento do Projeto serve como base inicial para as fases seguintes, no desenvolvimento do produto propriamente dito, torna-se um dos critérios mais importantes para se manter a decisão de executar o projeto.
DESENVOLVIMENTO
3 Objetivos do estudo de viabilidade
Para Gabriel Kraychete, as atividades econômicas realizadas pelas diferentes organizações populares envolvem um risco: podem dar certo (conduzindo ao objetivo previsto) ou podem dar errado. O estudo de viabilidade é a análise detalhada, que tem dois objetivos básicos:
• Identificar e fortalecer as condições necessárias para o nosso projeto dar certo; • Identificar e tentar neutralizar os fatores que podem dificultar as