Redes sociais e globalização
Vivenciamos o crescente poder das tecnologias de comunicação e da informação invadindo todos os segmentos do mercado e influenciando aspectos sociais dos indivíduos, homem e mulheres, crianças e jovens, idosos em fim, todos. Nacionalmente, 87% dos internautas já são usuários de algum tipo de rede social, e o número tende a crescer. Indiscutivelmente, todo esse processo de crescimento e inovações tecnológicas tem como plano de fundo a Internet.
Principais redes sociais
A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação ganhou bastante destaque nos últimos anos, as redes sociais. De acordo com Duarte, Quandt e Queila (2008) as redes sociais dizem respeito às estruturas sociais formadas por pessoas ou organizações, essas por sua vez, partilham de interesses e/ou valores em comuns. O Brasil é considerado um dos países mais sociáveis do mundo. Pesquisas apontam que nas redes sociais ao redor do mundo, o número médio de contatos por perfil de usuário é de 195 enquanto que no Brasil esta média é de 365 pessoas. Segundo o IBOPE cerca de 80% dos internautas brasileiros possuem redes sociais.
Segundo Raquel Recuero em seu livro Redes sociais na internet há dois tipos de redes sociais: Redes sociais emergentes- estas são constituídas pelas interações entre os atores sociais, suas conexões emergem das trocas e conversações realizadas por estes atores, o que as classifica como uma rede descentralizada. Ex: recados, publicações e comentários do Facebook ou Orkut. E Redes de filiação ou