Redes, territórios e territorialização
Universidade Federal de Alfenas . Unifal-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714 – Alfenas/MG – CEP 37130-000
Fone: (35) 3299-1000 . Fax: (35) 3299-1063
REDES, TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
Artigo científico requerido como pré-requisito para composição de nota e aprovação na disciplina de Geografia de Redes, ministrada pelo Prof.Dr. Flamarion Dutra Alves.
Alunos : Célia Regina Mondoni Vieira, Homero Ferreira.
Geografia Bacharelado, 6º período.
Alfenas, janeiro de 2014
RESUMO
O presente estudo, busca entender como as diferentes redes se inserem e se articulam à antigos e novos territórios, que começaram a se formar sob influência do fenômeno denominado globalização. As diferentes faces dessa nova territorialização e como ela atinge de diferentes maneiras os lugares de todo o mundo, trata-se de uma nova vertente de estudos bastante abordada na geografia e outras ciências como economia e sociologia. As diversas interpretações do conceito de globalização oferecem base teórica para entender e questionar o real papel da mesma no novo território que se formou, e que passa a ser entendido e chamado aqui, de território mundo.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado, é um estudo feito com o intuito de entender o papel das redes na formação de novas territorialidades, que começaram a se formar em paralelo ao fenômeno denominado globalização. As diferentes faces dessa nova territorialização e como ela atinge de diferentes maneiras os lugares de todo o mundo, são uma nova vertente de estudos bastante abordada na geografia e outras ciências como economia e sociologia.
Diversas controvérsias são geradas ao se discutir o termo globalização e o seu real papel na formação de novos territórios. Afinal, a globalização pode ser entendida como um agente fragmentador ou articulador de antigos e novos territórios ?