Resumo novas territorialidade - rogério haesbaert
Introdução
Em sua palestra sobre as Novas Territorialidades, Rogério Haesbaert da Costa faz uma descrição do conceito de desterritorialização a partir das perspectivas conceituais de diversos autores, tratando as ideias de território e multiterritorialidade como uma alternativa para a compreensão das complexas relações espaciais do mundo contemporâneo. Haesbaert é graduado em geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em geografia pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado pela Open University, na Inglaterra, sendo professor da Universidade Federal Fluminense desde 1986. Rogério inicia a palestra definindo a dialética que se estabelece entre o movimento de destruição de territórios e de construção destes, afirmando que desenvolverá o assunto das novas territorialidades a partir de uma análise crítica da desterritorialização e não do movimento unilateral de destruição de território. Para isso, ele propõe-se a considerar a maneira com que outros autores trabalham o conceito de desterritorialização sem discutir necessariamente o conceito de território físico.
Problemática e Proposição
Muitos autores denominam desterritorialização como a criação de novos tipos de territórios e a intensificação do fenômeno da multiterritorialidade. A partir desse processo intensificam-se os casos de precarização e reclusão territorial. Haesbaert cita algumas perspectivas ligadas a esses fatores e os respectivos autores relacionados.
- Perspectiva Econômica: Para Sérgio Latuchi, a própria modernidade capitalista é um processo essencialmente desterritorializador, sendo que globalização e desterritorialização seriam quase sinônimos. Para Michael Storper, a desterritorialização está ligada às grande empresas e multinacionais, sendo definida pela mobilidade destas no mundo contemporâneo. Já Pierre Levi relaciona desterritorialização com a