Arbitragem
Esse trabalho vem mostrar, quando se chega ao impasse de uma negociação, temos algumas opções, sendo uma delas a Arbitragem.
O conflito na maioria dos casos, leva o ser humano a sair da sua racionalidade, direcionando para estados emocionais que comprometem a compreensão dos fatos.
Em situações extremas, a maioria das pessoas, das organizações, de Estados, de países, se submetem as relações de poderes, adotando comportamentos até mesmo agressivos.
Atualmente a Arbitragem é dos meios mais utilizados no Estado Moderno.
Justificativa
A justificativa para escolha desse meio deve-se, principalmente, pela sua ampla utilização no comércio internacional e também por ter sido o meio escolhido por vários Estados, Países, e até mesmo pessoas, para resolver suas disputas comerciais, seus interesses. Propondo soluções rápidas e eficazes.
Vem a cada momento aumentando a sua aceitação, a medida que os vários segmentos da sociedade, passam a tomar o conhecimento dessa técnica e os seus benefícios.
Embora seja tema extremamente abordado nos últimos tempos, a Arbitragem não é criação do Direito Moderno. Arbitragem já era utilizada em diversos textos bíblicos. O instituto da arbitragem se manteve durante longos anos. Permaneceu no Direito Romano e Canônico. A arbitragem é um meio alternativo de solução de controvérsias, utilizado, há muito tempo no comércio internacional.
Histórico
Tivemos vários fatos que marcaram a Arbitragem no mundo todo. Que serviram como base para a nossa atualidade.
Evolução Histórica da Arbitragem no Mundo.
A História revela-nos que as soluções de litígios entre grupos humanos encontraram, por diversas vezes, procedimentos pacíficos através da Mediação e da Arbitragem, ao invés de se optar pelas guerras.
De origem consuetudinária, a Arbitragem remonta há mais de 3.000 a.C., sendo,