Quais as dificuldades as empresas brasileiras enfrentam na criaçao de conhecimento novo
Hoje gestão do conhecimento é a nova tendência organizacional nas empresas. E esta valoriza o capital humano presente na organização o que faz com que a empresa consiga inovar sempre com produtos inovadores conquistando o mercado.
Existem vários fatores que dificulta a criação de conhecimento novo nas empresas brasileiras: Tendência das pessoas de reter seus conhecimentos, mesmo as que não fazem intencionalmente podem simplesmente não estar motivada a mostrar o que sabem.
Os empregadores que vivem em culturas e paradigmas ultrapassados que não adotam este sistema em sua empresa, fazendo que seus colaboradores tenha certo tipo de medo resistindo à mudança, dificultando o processo.
Empresas, em sua grande maioria, tradicionalmente não investem em pesquisas e desenvolvimento (típica atividade intensiva em conhecimento) e me atividades cujo retorno é incerto (mas, potencialmente, muito alta).
Para que a gestão do conhecimento produza efeitos práticos nas empresas, deve estar plenamente ancorada pelas decisões e compromissos da alta administração a respeito das iniciativas necessárias em termos de desenvolvimento estratégico e organizacional, investimento em infraestrutura tecnológica e cultura organizacional, que celebre o trabalho em conjunto e o compartilhamento.
A gestão do conhecimento, ainda segundo TERRA (2000), tem um "caráter universal", ou seja, aplica-se a empresas de todos os portes e nacionalidades e a sua efetividade requer a criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais), novas posições quanto ao papel da capacidade intelectual de cada funcionário e uma efetiva liderança, disposta a enfrentar, ativamente, as barreiras existentes ao processo de