A origem do estado
1ª Teoria = ORIGEM FAMILIAR ⇒ De ordem a mais antiga. É de fundo bíblico, pois apoiasse na história da humanidade sobre um casal originário:
• Corrente Patriarcal: Estado deriva de um núcleo familiar. A autoridade suprema pertencia ao varão mais velho, o patriarca. Para Robert Filmer cada família primitiva se ampliou e deu origem a um Estado. Esta teoria tem como apoio fundamental: a bíblia, o direito romano e Aristóteles. Afirmou Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), em comunhão com a doutrina de Aristóteles, que a família é o primeiro modelo da sociedade política ;
. Corrente Matriarcal (“mater semper certa”): Para Bachofen e outros, a primeira organização familiar teria sido baseada na autoridade da mãe. Assiste razão, pois geralmente era incerta a paternidade, assim, teria sido a mãe a dirigente e autoridade suprema das primitivas famílias, de maneira que, o “clan matronímico”, sendo a mais antiga forma de organização familiar, seria o fundamento da sociedade civil. O professor Sahid Maluf (in Teoria Geral do Estado) afirma: “o matriarcado, que não deve ser confundido com a “ginecocracia” ou hegemonia política da mulher, precedeu realmente ao patriarcado, na evolução social.