A origem dos estados
Vários são os autores que tentam explicar e compreender a origem dos estados. Mas o que se sabe sobre este assunto parte de meras teorias baseadas em hipóteses, raciocínios hipotéticos,ou seja, nada de concreto.
Temos três focos principais, De origem familiar, De origem patrinominal e de origem da força.
Na origem familiar, uma corrente baseada em estudos bíblicos, temos duas correntes, a Patriarcal e Matriarcal.
A Patriarcal diz que o estado se deriva da família, e como o a autoridade da família vinha do patriarca mais velho, o estado foi comparado a uma grade família, no qual e encontram algumas características marcantes, como unidade de poder, direito de primogenitura, domínio territorial e outros. Tendo em vista seus caracteres e argumentos, podemos destacar que neste modelo de estado, esta mais visada os antigos sistemas monárquicos. Seus principais divulgadores pode-se destacar Summer maine, westermack e starke, e também citado por Rousseau e Aristóteles.
A matriarcal como o próprio nome sugere, tem como baseia-se na mão como referencia, tendo em vista que a paternidade é incerta , teria a mãe a responsabilidade sobre a família.
Dentre as duas correntes se destacou a corrente patriarcal, que exerceu uma grande influencia na historia.
Na origem patrimonial podemos destacar sua origem filosófica , o estado é formado por relações patrimoniais , onde o estado é o detentor de proteger as propriedades. A união das profissões é um ressalto de Platão em seu livro II de sua Republica. Caracteriza-se bastante o estado feudal, dentre os seus principais divulgadores temos haller que diz que a posse de terra gerou o poder publico.
Na origem da força se ressalta que o estado foi criado com uma origem violenta , as lutas que se surgiram foram as responsáveis por esta criação. O poder publico surgiu como uma forma de imposição da dominação dos fortes sobre os fracos. Hobbes, o principal estudioso na era moderna sobre este assunto, afirma que