Redes sociais: os riscos às empresas
Nos dias de hoje o mundo todo está conectado à internet e consequentemente às redes sociais. No mundo dos negócios as redes sociais também estão sendo cada vez mais utilizadas como ferramenta para atrair profissionais, disseminar informações, gerar benefícios e até para uma maior interação com os funcionários.
A questão é que mesmo sendo uma boa solução também acarretam muitos problemas as empresas.
As redes sociais estão tão populares que as pessoas esquecem de separar o pessoal do profissional usando uma linguagem incompatível com seu ambiente de trabalho onde acabam surgindo diversos problemas dentro das empresas o que pode dificultar o desenvolvimento profissional. Muitas moderam o uso e dentro disso avaliam seus funcionários causando certo receio nos mesmos que acabam tendo um pouco mais de cautela no que vão expor, em contrapartida outras liberam o acesso e o que acontece é que uma simples palavra pode mudar todo o contexto, colocando em dúvida a capacidade profissional.
Os riscos à segurança causam também grandes perdas às empresas, foram comprovados em estudos que o maior índice de problemas provém do facebook. Qualquer indivíduo pode criar perfis falsos passando informações nem sempre verdadeiras, o que acaba desencadeando crises e causando perdas diretas para o negócio, além dos riscos de infecções de malware que podem tornar vulneráveis o acesso a dados importantes.
Apesar de causar alguns problemas, as redes sociais por outro lado servem como ótimos recursos de marketing, por exemplo, às empresas. Vai do bom senso de cada um em utilizar adequadamente todas as informações recebidas e enviadas, procurando assim evitar problemas que afetam sua vida profissional e prejudicar a imagem da empresa, esta, que por sua vez deve estar adaptada a essa tecnologia prevendo riscos e instruindo seus funcionários como usá-las