Cargas e Descargas de processo
O presente trabalho visa analisar suscintamente os impactos das redes sociais no ambiente das organizações, demonstrando sua importância, vantagens, desvantagens e os fatores que a influenciam.
1.1-Conceito de Redes Sociais
Uma Rede Social é uma estrutura composta por pessoais ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais de definição das Redes é a sua porosidade e abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
2.0 - Tipos de Redes Sociais
Redes Horizontais:
Estas redes estão centradas, somente, em conectar pessoas.
Alguns exemplos de redes sociais horizontais são o Facebook, Hi5, MySpace, Linkedin, Orkut, etc., sendo que consiste numa rede de interacção entre amigos, onde todos partilham gostos, opiniões e interesses sobre os mais diversos assuntos e podem ainda expor a sua lista de amigos. Nestas redes, existe todos partilham com todos no mesmo espaço, tendo como objectivo atingir e alargar-se ao máximo por todo o mundo.
Redes Verticais
As redes verticais centram-se no mercado, onde os utilizadores se ligam com a finalidade de discutir um determinado assunto ou tema de interesse comum.
Alguns exemplo de Redes Sociais Verticais são o Travelpod, Trip Advisor, LonelyPlan, etc., onde partilham ideias, interesses, gostos e opiniões pelo mesmo tema de interesse. Diz-se rede vertical porque todos os utilizadores estão interessados no tema central da comunidade em questão, ao contrário das redes generalistas ou horizontais que apenas visam o registo da totalidade de utilizadores.
3.0 - Vantagens das Redes Sociais nas Organizações
• Estar onde os clientes estão
• Dá uma imagem atual da empresa
• Canal aberto com os clientes
• Contribui para um bom posicionamento nos motores de busca.
• É relativamente barato
• Oferecem maior conteúdo sobre o assunto e uma melhor experiência para