Trabalho Final TRS
Índice:
Introdução ………………………………………………………………….
Metodologia …………………………………………………………………
Questões de Partida/Problemática ……………………………………….
Sociedade em Rede ………………………………………………………..
O Caso Cisco ………………………………………………………………
Cidades Globais …………………………………………………………..
Desigualdades ……………………………………………………………..
Sociedade de Risco segundo Beck ………………………………………
Conclusão ……………………………………………………….……………
Bibliografia ……………………………………………………….…………
Anexos e Considerações …………………………………………………….
Introdução
O presente trabalho tem como finalidade abordar a pertinência de podermos falar de uma sociedade de risco, mediante a evolução e inovação tecnológica registada nos últimos séculos e também com a sucessão de fenómenos sociais que explicam e reestruturam e formam a era moderna.
A modernidade é composta de uma série de realidades que muitos de nós damos como adquiridas e não tentamos percepcionar o porquê de tal ter sucedido. Em resposta a esta pergunta tentamos de alguma forma com este trabalho relacionar fenómenos sociais como a Urbanização, a Globalização, as sociedades em rede e a formação de cidades globais em relação à presença ou não de uma sociedade de risco.
As desigualdades serão outro dos pontos de análise assim como o enfoque nas mais diversas apropriações de território que ocorrem com o desenrolar dos acontecimentos e dos fenómenos sociais apresentados. O ritmo alucinante das mudanças sociais e o aprofundar e desenvolvimento das sociedades globais levam e despertaram o nosso interesse na realização deste trabalho e de poder percepcionar como de alguma forma é possível elaborar uma fase cronológica de acontecimentos sociais que levam a uma constante evolução e inovação tecnológica que vai tendo repercussões nas sociedades modernas e que levam de facto a nos perguntarmos sobre a sua influência ou não na presença de uma sociedade de risco.
A visão metodológica tem como objectivo poder caracterizar estes fenómenos e saber articular e